Tutorial para configurar o twtxt localmente e atualizar os tweets na vaporhole
===
Esse tutorial construí para configurar o twtxt na minha máquina para acessar os tweets do vaporhole e atualizar meus tweets conforme vou postando localmente. A referência é a própria documentação o twtxt (
https://twtxt.readthedocs.io/en/latest/user/configuration.html).
Instalar localmente um cliente twtxt é simples, por exemplo pra quem usa Ubuntu/Debian é só fazer no terminal
sudo apt install twtxt
Pronto, agora faça o comando twtxt quickstart para criar seu arquivo de configurações e de tweets (twtxt.txt), pode aceitar tudo como o padrão exceto sua url que terá que colocar o endereço do vaporhole.
Agora que vem as configurações para atualização do arquivo de tweets, primeiramente insira o protocolo scp para recuperar seus tweets atualizados no servidor vaporhole
twtxt config twtxt.pre_tweet_hook "\"scp -P 7990
[email protected]:~/public_html/twtxt.txt {twtfile}\""
E finalmente a configuração pós tweet para adicionar seu novo tweet no arquivo
twtxt config twtxt.post_tweet_hook "\"scp -P 7990 {twtfile}
[email protected]:~/public_html/twtxt.txt\""
Note o uso de \" para a string de comando scp, isso é usado pois a definição do comando post_tweet_hook ou pre_tweet_hook precisa ser escrita entre aspas no arquivo de configuração do twtxt. É mais fácil usar a variável {twtfile} diretamente ao invés do caminho de seu arquivo na máquina também.
Tem um problema nesse tipo de implementação pois ele fará download de todo o arquivo e depois o upload completo novamnete do arquivo atualizado, então seu tweet pode ficar um pouco demorado para concluir. Acho que é possível executar o mesmo de forma mais eficiente, continuemos as discussões.
Ah sim, caso queira copiar a lista de seguidores que está no vaporhole é melhor fazer manualmente, se fizer uma cópia via scp do arquivo de configurações vai zoar a c onfiguração acima na sua máquina.