(C) OpenDemocracy
This story was originally published by OpenDemocracy and is unaltered.
. . . . . . . . . .
Como a constituinte chilena foi de progressista a radical de extrema-direita [1]
[]
Date: 2023-05
Boric também vem sofrendo durante sua gestão justamente por não ter sido – até agora – capaz de lidar com a precariedade econômica que assola o país. Em 2022, seu primeiro ano como presidente, a economia chilena experimentou uma desaceleração econômica mais acentuada do que a observada nos países da região e as projeções para 2023 não são muito animadoras.
Diante desse cenário, a extrema-direita – versada nas táticas populistas que ganharam espaço ao redor do mundo nos últimos tempos – tem apelado para as necessidades das pessoas que sofrem as consequências de uma economia em declínio.
A estratégia fica clara no tuíte de Kast após a vitória de seu partido nas eleições dos candidatos constituintes no último domingo. “Nós, Republicanos [seu partido], não temos o que comemorar, porque nosso país não vai bem e há muito trabalho a fazer. Mas há esperança", escreveu. Dessa forma, Kast empatiza com os cidadãos ao afirmar que sua raiva é justificada e coloca e coloca a si mesmo a ao seu partido como solução.
Com a derrota da inovadora Convenção Constitucional, o Chile tornou-se um experimento político desconcertante. O processo constituinte serviu de bancada de testes para processos desse tipo ao redor do mundo, que terão que aprender com os múltiplos erros cometidos e resgatar alguns dos acertos, que sem dúvida houve.
O Chile terá uma nova Constituição, que foi a saída que a classe política encontrou para canalizar o desconforto de uma massiva e violenta manifestação social que abalou os alicerces da sociedade chilena. A direita terá todo o protagonismo na redação da segunda tentativa enquanto a esquerda deve fazer uma autocrítica para aprender com seus erros e trabalhar para deixar sua marca no texto que será escrito este ano.
[END]
---
[1] Url:
https://www.opendemocracy.net/pt/processo-constituinte-chile-de-progressista-a-radical-extrema-direita/
Published and (C) by OpenDemocracy
Content appears here under this condition or license: Creative Commons CC BY-ND 4.0.
via Magical.Fish Gopher News Feeds:
gopher://magical.fish/1/feeds/news/opendemocracy/