(C) OpenDemocracy
This story was originally published by OpenDemocracy and is unaltered.
. . . . . . . . . .
Brasil deve ajudar na crise da dívida do Sul Global [1]
[]
Date: 2023-05
OSul Global está à beira de uma crise da dívida pública.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), cerca de 36 países pobres estão endividados ou com alto risco de endividamento. Chade, Etiópia e Gana estão conduzindo negociações para a reestruturação de suas dívidas, que são tão altas que dominam o orçamento público. Pelo menos 62 países gastaram mais com suas dívidas do que investindo em saúde no auge da pandemia de Covid-19.
Da mesma forma, os países em desenvolvimento (excluindo a China) precisam de pelo menos US$ 1 trilhão a mais por ano até 2030 — mais ou menos 4% de seu Produto Interno Bruto (PIB) — para impulsionar o desenvolvimento sustentável e alcançar as metas climáticas. Essas mesmas nações carregam o peso de uma crise climática que não foi causada por elas, e sim pelos países ricos. A frequência crescente de eventos extremos como enchentes, secas e furacões ameaça o bem-estar da humanidade — e agrava os déficits fiscais.
Como países à beira de um colapso financeiro conseguiriam mobilizar recursos para atingir as metas globais do clima e do desenvolvimento sustentável?
Agora que o Brasil começa a recuperar suas credenciais ambientais e diplomáticas no cenário internacional, ele tem uma oportunidade crucial de contribuir com as negociações da dívida pública do Sul Global e abrir caminho para um crescimento verde.
O Brasil tem fortes relações diplomáticas com os principais credores, da China aos membros permanentes do Clube de Paris — grupo de 22 nações credoras, quase todas da Europa, além de EUA, Japão, Rússia e o próprio Brasil.
Embora a questão da dívida não apareça na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China — que começa hoje, dia 12, e inclui uma reunião com o presidente chinês Xi Jinping —, a viagem pode ser um primeiro passo rumo a um consenso.
[END]
---
[1] Url:
https://www.opendemocracy.net/pt/brasil-deve-ajudar-na-crise-divida-sul-global/
Published and (C) by OpenDemocracy
Content appears here under this condition or license: Creative Commons CC BY-ND 4.0.
via Magical.Fish Gopher News Feeds:
gopher://magical.fish/1/feeds/news/opendemocracy/