(C) OpenDemocracy
This story was originally published by OpenDemocracy and is unaltered.
 . . . . . . . . . .
Aposta do México em energia fotovoltaica, lítio e veículos elétricos pode funcionar? [1]
[]
Date: 2023-01
Considerando a bem estabelecida indústria automobilística do país, há um potencial evidente para a produção de EVs no México. Cerca de 5% dos veículos fabricados no país este ano foram elétricos, com quatro linhas de montagem ativas, voltadas principalmente para o mercado americano: a Ford constrói seu Mustang Mach-E em uma fábrica mexicana; a Giant Motors, sua linha JAC; a Audi, o modelo Q5; e a Zacua, a primeira marca de carros elétricos produzidos no México. Vários outros fabricantes anunciaram planos de produzir EVs no México, incluindo a General Motors, Volkswagen e a boliviana Quantum.
A meta de 2040 e o potencial aumento das exportações, principalmente para os Estados Unidos, devem incentivar a indústria mexicana de veículos elétricos, com o Plano Sonora puxando essa transição. O governo mexicano destinou US$ 48 bilhões para todos os setores associados ao plano e estipulou que 50% dos veículos produzidos no país tenham zero emissões até 2030.
O lítio é um componente fundamental na produção de baterias de EVs, mas a montagem das baterias é praticamente inexistente no México. Empresas da Alemanha, China, Coréia do Sul e Cingapura dominam o mercado global, no qual o México pretende entrar com pouco conhecimento técnico e experiência.
Para Jeremy Martin, do Instituto das Américas, ainda não se sabe como o lítio extraído no México poderia ser convertido no produto final previsto pelo governo, como baterias ou semicondutores. O presidente AMLO sugeriu que as empresas privadas façam parcerias com a CFE ou a LitioMx.
“O governo permite parceiros privados, mas falta clareza a esse respeito”, aponta Martin. “O problema é quanto tempo levará para se construir essa cadeia. As empresas não aparecem como cogumelos, da noite para o dia. Não sei como podemos superar essa etapa no médio prazo”.
Antes da chegada do Plano Sonora, a transição energética do México estava num limbo. Desde que AMLO assumiu o poder em 2018, seu governo decretou e manteve políticas energéticas favoráveis aos combustíveis fósseis, apoiando as usinas de petróleo, gás e hidrelétricas, em detrimento das energias eólica e solar.
Agora que o presidente entra nos dois últimos anos de mandato, veremos se o novo plano pode ou não mudar essa situação.
Este artigo foi originalmente publicado no Diálogo Chino.
[END]
---
[1] Url: 
https://www.opendemocracy.net/pt/mexico-energia-renovavel-fotovoltaicas-litio-veiculos-eletricos/
Published and (C) by OpenDemocracy
Content appears here under this condition or license: Creative Commons CC BY-ND 4.0.
via Magical.Fish Gopher News Feeds:
gopher://magical.fish/1/feeds/news/opendemocracy/