This unaltered story [1] was originally published on OpenDemocracy.org.
License [2]: Creative Commons 4.0 - Attributions/No Derivities/Int'l.
------------------------
Bolsonaro vs. povos indígenas: a Amazônia em xeque
By: []
Date: 2021-09
O que é indiscutível é que o marco temporal é um ataque legal e judicial em grande escala contra os povos indígenas no Brasil com um objetivo claro: acabar com a Amazônia.
A própria assessora especial para a Prevenção do Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, manifestou preocupação com o desenvolvimento do caso no Brasil. "Na região das Américas, estou particularmente preocupada com a situação dos povos indígenas. No Brasil, Equador e outros países, eu peço aos governos para proteger comunidades em risco e garantir justiça para crimes cometidos," afirmou.
Embora os povos indígenas representem apenas 4% da população mundial, eles protegem 80% da biodiversidade do planeta, especialmente a Amazônia que atua como o pulmão e rins da Terra devido às suas funções de filtragem de carbono e regulação das correntes de água. Além disso, de acordo com um relatório de monitoramento de cinco anos da Botanic Gardens International sobre o estado das árvores do mundo, as árvores amazônicas são a espinha dorsal dos ecossistemas naturais e o maior sumidouro de carbono do mundo.
Por enquanto, povos indígenas, empresas e o próprio Bolsonaro continuam aguardando a decisão do STF, que definirá os rumos da Amazônia brasileira, que, se sofrer maior desmatamento e exploração, chegará a um ponto de inflexão sem retorno. Da mesma forma, os povos indígenas seriam despojados, vítimas do que eles mesmos chamaram de "massacre civilizado". Mas o que acontece atualmente no Brasil afeta diretamente não apenas o futuro dos povos indígenas, mas o futuro de todo o planeta.
[END]
[1] Url:
https://www.opendemocracy.net/pt/bolsonaro-vs-povos-indigenas-amazonia-em-xeque/
[2] url:
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
OpenDemocracy via Magical.Fish Gopher News Feeds:
gopher://magical.fish/1/feeds/news/opendemocracy/