This story [1] was originally published on OpenDemocracy.net/en/.
   License: Creative Commons 4.0 - Attributions/No Derivities/
   international.
   --------------------------------------------------------------


Projeto de conservação global ameaça povos indígenas e ecossistemas
By:   []
Date: None

Globalmente, a ONU reconhece que os povos indígenas protegem 80% da biodiversidade remanescente no mundo. Os cientistas demonstraram que a gestão indígena fornece o mesmo nível de proteção para os ecossistemas que qualquer área protegida imposta. A conservação por desapropriação elimina as próprias pessoas que cuidam de nossos ecossistemas mais importantes.

A desapropriação leva a uma sucessão de impactos ambientais prejudiciais. Em 1882, o comissário do estado da Califórnia, M.C. Briggs, observou que a falta de manejo tradicional do fogo pelos povos indígenas no Vale de Yosemite, após a expulsão dos Ahwahneechee, levou a um influxo de novas mudas. Briggs comentou: "Enquanto os índios mantiveram a posse, os incêndios anuais mantiveram todo o chão do vale livre de vegetação rasteira, deixando apenas os majestosos carvalhos e pinheiros para adornar o mais belo dos parques. Nesse aspecto, a proteção gerou destruição."

O que Briggs observou não foi de forma alguma um fenômeno isolado. Embora as terras conservadas sejam apresentadas como vazias e intocadas, na verdade são paisagens de manejo intensivo. Portanto, a perda de gestores humanos com uma relação multigeracional com a terra é uma garantia de mudança do ecossistema.

Além disso, o deslocamento tende a forçar as comunidades aos escalões mais baixos da economia de mercado, incentivando o desmatamento, a caça descontrolada e a depreciação do meio ambiente. O despejo interrompe as relações estabelecidas entre as comunidades e a terra, incluindo sistemas para regular a exploração, às vezes levando a resultados anti-ambientais.

O mais preocupante é que a conservação pode facilitar o acesso da elite aos recursos. Historicamente, a conservação foi usada como uma ferramenta para aumentar a riqueza das elites, garantindo acesso confiável a recursos naturais, como madeira, e criando novos negócios de lazer e turismo. Hoje, as elites continuam a se beneficiar do ecoturismo, bioprospecção, caça de troféu e extração de recursos dentro dos limites da área de proteção.

Não podemos confiar que a conservação nos levará a um futuro ambiental ou socialmente justo. Em vez disso, devemos considerar de que outra forma podemos proteger toda a vida na Terra. As comunidades indígenas já têm as soluções para nossas crises socioecológicas mais urgentes.

[1] Url: https://www.opendemocracy.net/pt/projeto-conservacao-30-x-30-ameaca-indigenas-ecossistema/