This story [1] was originally published on OpenDemocracy.net/en/.
   License: Creative Commons 4.0 - Attributions/No Derivities/
   international.
   --------------------------------------------------------------


Feminismo: movimento social mais relevante da história contemporânea
By:   []
Date: None

Os tempos mudam.

Hoje não nos dirigimos aos que nos governam, mas lhes agradecemos o espaço para honrar nossas mortas. Eu gostaria que eles tivessem a mesma proatividade e urgência para fazer cumprir as leis que nos protegem. Hoje não vamos desperdiçar nossas palavras com eles.

Hoje nos dirigimos aquelas que simbolizam a luta feminista. Os tempos exigem isso. Nos voltamos para nós para relembrar de que essa luta vai muito além de nós mesmas.

Companheira, se você acha que a violência contra a mulher tem origem no sistema patriarcal, você precisa ampliar o panorama. Fomos ensinadas a entender o mundo de forma compartimentada. Cada questão em sua caixinha e devidamente rotulada: racismo aqui, nacionalismo ali; a luta de classes aqui, a xenofobia ali. Como se as demandas históricas pela liberdade dos corpos não estivessem conectadas.

A realidade é mais complexa do que isso. Os sistemas que oprimem as mulheres – e muitos homens – são múltiplos e se sobrepõem. São corpos de mulheres racializadas, atravessadas pelo colonialismo e exploradas pelo capitalismo neoliberal. Existem corpos despojados de seus territórios e territórios que existem para além dos mapas. Algumas de nós demoramos para enxergar isso devido à falta de perspectiva e referências. Fomos educadas para ter uma memória curta, forjada por livros que mostram uma história única e limitada, narrados por quem descobriu mundos que não precisavam ser descobertos, muito menos colonizados.

[1] Url: https://www.opendemocracy.net/pt/dia-internacional-mulheres-nada-tem-que-ser-como-e/