This story [1] was originally published on OpenDemocracy.net/en/.
License: Creative Commons 4.0 - Attributions/No Derivities/
international.
--------------------------------------------------------------
A gestão catastrófica da pandemia no Brasil ameaça o mundo inteiro
By: []
Date: None
Enquanto o mundo esperançosamente contempla a luz do fim do túnel pandêmico através da eficácia das medidas de isolamento, distanciamento social, uso exaustivo de máscaras e início de campanhas de vacinação em massa, há um ponto fraco que ameaça esse cenário: o Brasil.
À catastrófica negação do presidente Jair Bolsonaro diante do vírus soma-se agora a variante que surgiu no estado do Amazonas, que vem colocando o país – e o mundo – em alarme. A situação atual do país nos ensina algumas coisas sobre a Covid-19 e a importância de levar as epidemias a sério.
Conhecida como P.1, a nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 não é só mais contagiosa, mas também parece ser capaz de infectar pessoas que já se recuperaram de outras versões do vírus, como sugerem estudos preliminares.
Acredita-se que a nova variante tenha surgido em meio ao caos vivido em Manaus, a cidade proporcionalmente mais afetada pela pandemia no segundo país mais afetado pela pandemia. E nem tudo é coincidência.
O Brasil vem vivendo seus piores dias de infecções e fatalidades desde que registrou o primeiro caso em fevereiro de 2020. Nesta terça-feira, 9 de março, o país registrou 1.954 mortes em 24 horas, o pior número desde o início da pandemia. A situação nos hospitais é cataclísmica, com a ocupação de leitos de UTI já em 100% em 17 municípios do país.
Se não é diretamente responsável por todo o caos, a gestão de Bolsonaro o é em grande parte. Como argumentou Robert Muggah, do Instituto Igarapé, a negação da gravidade da doença e a incapacidade de conter o surto, junto com sua cruzada antivacina, foi além de criar uma tragédia nacional – produziu uma ameaça global.
Brasil: terreno fértil para novas variantes
A incompetência – e resistência – de Bolsonaro de administrar a pandemia não é citada como motivo da situação atual no Brasil apenas por cientistas políticos, como Muggah. Em entrevista ao The Guardian, o neurocientista da Duke University, Miguel Nicolelis, exortou a comunidade internacional a pressionar o governo brasileiro por sua incapacidade de conter a pandemia.
[1] Url:
https://www.opendemocracy.net/pt/catastrofica-gestao-pandemia-brasil-ameaca-mundo-inteiro/