(C) Global Voices
This story was originally published by Global Voices and is unaltered.
. . . . . . . . . .
2022 foi um ano amargo para os quadrinhos europeus [1]
['Filip Stojanovski']
Date: 2023-02-12
Os criadores e fãs dos quadrinhos europeus tiveram algumas vitórias e perdas em 2022. Algumas delas são apresentadas neste resumo.
Em uma façanha da diplomacia pública que provocou algumas reações positivas no mundo todo, a Bélgica introduziu um novo modelo de passaporte com personagens de quadrinhos nacionais, como Tintin, Natacha, Marsupilami, os Smurfs, Lucky Luke, Spirou e muitos outros.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Bélgica, o novo passaporte inclui segurança aprimorada e aspectos personalizados, visto que o novo modelo original torna mais reconhecível: “a reverência a uma das jóias da cultura [belga]: as heroínas e heróis de tirinhas cômicas.”
O artista de quadrinhos croata Julio Radilović, conhecido profissionalmente como Jules, faleceu em 27 de janeiro de 2022, aos 93 anos. Jules nasceu em Maribor, Eslovênia, em 1928 e viveu em Zagreb, Croácia, desde 1939. Sua carreira profissional como ilustrador começou em 1945, e a partir de 1952 ele começou a fazer capas de quadrinhos sobre uma variedade de aventuras relacionadas à história, como a Antiga Roma, a Idade Média e a luta anti-fascista na Segunda Guerra Mundial, bem como adaptações de filmes e romances, incluindo a tão amada paródia de Sherlock Homes.
Como um profissional prolífico, ele transcendeu o mercado iugoslavo muito cedo, trabalhando no exterior a partir de 1956, fazendo quadrinhos na Alemanha (Descobertas e Invenções, Tips & Taps…) e nos Países Baixos (The Partisans, 1977). Depois, muitos de seus trabalhos traduzidos foram publicados em vários países.
Apesar de ter se aposentado oficialmente em 1989, Radilović continuou a cooperar com editores e fãs, reeditando alguns de seus quadrinhos clássicos, participando de eventos e recebendo prêmios, como a medalha estatal da Ordem da Estrela da Manhã Croata para a cultura (Red Danice Hrvatske) em 2001 e o prêmio da comunidade de quadrinhos Lifetime Achievement Andrija Maurovicda em 2010.
Nos anos que antecederam a sua morte, a revista mensal croata Strip revija Vecernjeg lista publicou versões restauradas dos quadrinhos de Jules. O processo envolveu visitas de controle de qualidade regulares feitas pelo editor da revista ao apartamento do velho mestre. A edição de fevereiro de 2022 envolveu a primeira publicação em língua croata de um de seus quadrinhos originalmente produzidos na Alemanha, bem como um elogio do editor que transmitiu a emoção sentida por Jules ao ver sua obra, considerada “perdida”, e que finalmente foi apresentada ao público do seu país.
Em 2018, a Comic Con de Zagrebe realizou uma exibição de seu trabalho, e publicou um vídeo clipe de Jules debatendo sobre sua abordagem (áudio em croata com legendas em inglês):
“Comics? I have always thought of them as an art form and not just a pastime (entertainment). A person making comics has to be a good artist. Their entire being has to be imbued with this idea, as well as the desire to create perfect work. When I receive the script, I begin making a movie in my head. I take a nice, clean piece of paper, I sit down in front of it, I grab a pencil, and then I stare at it for two hours, not knowing how to begin. Eventually, all falls into place and becomes clear…
Success is 10 percent talent, and 90 percent work. Hard work, difficult work, persistent work… Developing your abilities, studying — and I do mean studying, not copying — the other masters. Put your heart into your work, work with love, really dedicate yourself to it, if you want to create comics. Because, I’m telling you, making comics is no hobby. It takes all of you, all day, every day. So there you have it.”
Quadrinhos? Eu sempre pensei neles como uma forma de arte e não apenas como um passatempo (entretenimento). Uma pessoa que faz quadrinhos tem de ser boa. Toda sua existência tem de estar imbuída nesta ideia, assim como o desejo de criar um trabalho perfeito. Quando recebo um script, eu começo a fazer um filme na minha cabeça. Eu pego um pedaço de papel limpo, coloco-o na minha frente, pego uma caneta e então fico olhando para ele por duas horas, sem saber como começar. No final, tudo se encaixa e se torna claro…
O sucesso é 10% de talento e 90% de trabalho. Trabalho duro, difícil, persistente… Desenvolver suas habilidades, estudar – e eu quero dizer estudar, não copiar – os outros mestres. Faça seu trabalho com o coração, trabalhe com amor e dedique-se realmente se você quiser criar quadrinhos. Porque eu vou te dizer, criar quadrinhos não é nenhum hobby. Fazer isso toma tudo de você, todo dia, o dia inteiro. Então, você já sabe.
[END]
---
[1] Url:
https://pt.globalvoices.org/2023/02/12/2022-foi-um-ano-amargo-para-os-quadrinhos-europeus/
Published and (C) by Global Voices
Content appears here under this condition or license:
https://globalvoices.org/about/global-voices-attribution-policy/.
via Magical.Fish Gopher News Feeds:
gopher://magical.fish/1/feeds/news/globalvoices/